Campos de Invisibilidade
Fields of Invisibility

A programação completa da exposição pode ser acessada
no Portal oficial do Sesc em: sescsp.org.br/belenzinho.
Este site-arquivo foi desenvolvido pela curadoria,
com a finalidade de pesquisa sobre os conteúdos
e artistas envolvidos nessa exposição.


08 Nov 2018 a 03 Fev 2019
Nov 8th 2018 to Feb 3rd 2019 no/at Sesc Belenzinho, São Paulo, SP, Brasil


Exposição
Exhibition


Ada Lovelace
Alan Turing
Aretha Sadick
Bruno Mendonça
Carolina Caycedo
Cristine Takuá
Déborah Danowski
Denise Agassi
Emma Charles
Felix Pimenta
Jon Rafman
Julio Plaza
Kabila Aruanda
Louis Henderson
Rita Wu
Ruy Cézar Campos
Tabita Rezaire
Territorial Agency

Espaço expositivo
Exhibition space —

Curadoria
Curatorship
Cláudio Bueno e/and Ligia Nobre com/with assistência/assistance
de/of Ruy Cézar Campos

Sesc SP
Razão Revista / Reason Revisited

Encontro
Encounter


Déborah Danowski
Keller Easterling
Tabita Rezaire

Yvyrupa, Terra Livre:
conversa com Cristine Takuá
— por
Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Yvyrupa, Free Land
Conversation with
Cristine Takuá by Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Ficha Técnica
Credits
(em breve / soon)

Imprensa



Mark

TABITA REZAIRE 79
França⁄Guiana Francesa, 1989
NO FUNDO DAS MARÉS, 2017 Videoinstalação 18’
Cortesia da artista e da Goodman Gallery, África do Sul

Nesta obra, a artista discorre sobre a internet e sua concretude na forma de milhares de quilômetros de cabos de fibra óptica localizados no fundo dos oceanos. Trata-se de cabos infraestruturais para as telecomunicações. Em meio às ondas do mar, nossas vidas – ditas wireless e em nuvem

– estão atadas a cabos físicos. Entre cidades submersas, navegantes afogados e histórias escondidas, o oceano tornou-se terra de uma complexa rede de histórias e comunicações. Nesse contexto, as telecomunicações, controladas majoritariamente pelo Ocidente, se expandem por meio de antigas rotas coloniais, de maneira que esses cabos sejam o hardware de um novo imperialismo eletrônico e digital.

Tabita Rezaire é a infinidade encarnada nesse tempo de vida como uma agente francesa – de descendência guianesa e dinamarquesa – da cura. Ela usa as artes e as ciências como tecnologias de cura para servir à mudança em direção à consciência do coração. Navegando por arquiteturas de poder – mental, onlinee offline –, seu trabalho ataca a matriz penetrante da colonialidade, o protocolo do desalinhamento energético e seus afetos em nossos corposmentes-espíritos. Ela está particularmente interessada nos espaços-tempos de vida em que a tecnologia e a espiritualidade se interseccionam.

TABITA REZAIRE
France⁄French Guiana, 1989
DEEP DOWN TIDAL, 2017
Video installation 18’ Courtesy of the artist and the
Goodman Gallery, South Africa

In this work, the artist talks about the internet and its concreteness in the form of thousands of kilometers of optical fiber cables located at the bottom of the oceans. These are infrastructural telecommunication cables. Amidst the waves of the sea, our lives — its wireless counterpart and the cloud — are tied to physical cables. Between submerged cities, drowned navigators and hidden stories, the ocean has become the land of a complex web of stories and communications. In this context, telecommunications, controlled mainly by the West, expand through old colonial routes, making it so these cables are the hardware manifestation of a new electronic and digital imperialism.

Tabita Rezaire is the infinity embodied in this time of life as a French agent — of Guianese and Danish descent — of the cure. She uses the arts and sciences as healing technologies to serve the shift toward the consciousness of the heart. Navigating power architectures — mentally, online and offline — her work attacks the pervasive matrix of coloniality, the protocol of energy misalignment, and its effects on our bodies-minds-spirits. She is particularly interested in the spaces-times of life in which technology and spirituality intersect.



Mark