Campos de Invisibilidade
Fields of Invisibility

A programação completa da exposição pode ser acessada
no Portal oficial do Sesc em: sescsp.org.br/belenzinho.
Este site-arquivo foi desenvolvido pela curadoria,
com a finalidade de pesquisa sobre os conteúdos
e artistas envolvidos nessa exposição.


08 Nov 2018 a 03 Fev 2019
Nov 8th 2018 to Feb 3rd 2019 no/at Sesc Belenzinho, São Paulo, SP, Brasil


Exposição
Exhibition


Ada Lovelace
Alan Turing
Aretha Sadick
Bruno Mendonça
Carolina Caycedo
Cristine Takuá
Déborah Danowski
Denise Agassi
Emma Charles
Felix Pimenta
Jon Rafman
Julio Plaza
Kabila Aruanda
Louis Henderson
Rita Wu
Ruy Cézar Campos
Tabita Rezaire
Territorial Agency

Espaço expositivo
Exhibition space —

Curadoria
Curatorship
Cláudio Bueno e/and Ligia Nobre com/with assistência/assistance
de/of Ruy Cézar Campos

Sesc SP
Razão Revista / Reason Revisited

Encontro
Encounter


Déborah Danowski
Keller Easterling
Tabita Rezaire

Yvyrupa, Terra Livre:
conversa com Cristine Takuá
— por
Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Yvyrupa, Free Land
Conversation with
Cristine Takuá by Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Ficha Técnica
Credits
(em breve / soon)

Imprensa



Mark

JULIO PLAZA 
Brasil⁄Espanha, 1938—2003
LA DIFERENCIA, 1981
Instalação. 7 x 2,5 x 4,7m Agradecimentos: Galeria Marília Razuk e Inês Raphaelian

A instalação La Diferencia pode ser vista como uma críticasíntese do pensamento de Julio Plaza, por meio da qual ele questiona os meios, o processo, a produção, o mercado, a autoria, a crítica, a instituição e tudo o que envolve arte e cultura nas circunstâncias em que se realizam. No contexto desta exposição, sua crítica se aproxima de trabalhos que enfatizam noções de desenvolvimentismo e de grandes obras infraestruturais em países marcados pelas noções de “sul-global”.

O artista desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1967, para a 10ª Bienal de São Paulo, e permaneceu no Rio de Janeiro até 1969, na ESDI. Com uma pesquisa de forte caráter conceitual e uma abordagem semiótica da arte, Plaza, com o conjunto de sua obra e suas investigações no campo da arte e da tecnologia, deixou uma marca nas gerações de artistas que influenciou em suas atividades didáticas no Aster, na ECA—USP, na FAAP, na PUC—SP e na Unicamp.


JULIO PLAZA
Brazil⁄Spain, 1938—2003
THE DIFFERENCE, 1981
Installation. 7 x 2,5 x 4,7m
Acknowledgments: Galeria Marília Razuk and Inês Raphaelian

The installation The Diffenrence can be seen as a criticalsynthesis of the thinking of Julio Plaza, through which he questions the means, process, production, market, authorship, criticism, institution and everything that involves art and culture in the circumstances in which it takes place. In the context of this exhibition, his critique approaches works that emphasize notions of developmentalism and major infrastructural works, in countries marked by the notions of “the global”.

The artist landed in Brazil for the first time in 1967 for the 10th São Paulo Biennial and remained in Rio de Janeiro until 1969 at ESDI. With a research of strong conceptual character and a semiotic approach to art, Plaza, with all his work and his investigations in the field of art and technology, left a mark on generations of artists that were influenced by his educational related activities in Aster, ECA—USP, FAAP, PUC—SP and Unicamp.

Mark