Campos de Invisibilidade
Fields of Invisibility

A programação completa da exposição pode ser acessada
no Portal oficial do Sesc em: sescsp.org.br/belenzinho.
Este site-arquivo foi desenvolvido pela curadoria,
com a finalidade de pesquisa sobre os conteúdos
e artistas envolvidos nessa exposição.


08 Nov 2018 a 03 Fev 2019
Nov 8th 2018 to Feb 3rd 2019 no/at Sesc Belenzinho, São Paulo, SP, Brasil


Exposição
Exhibition


Ada Lovelace
Alan Turing
Aretha Sadick
Bruno Mendonça
Carolina Caycedo
Cristine Takuá
Déborah Danowski
Denise Agassi
Emma Charles
Felix Pimenta
Jon Rafman
Julio Plaza
Kabila Aruanda
Louis Henderson
Rita Wu
Ruy Cézar Campos
Tabita Rezaire
Territorial Agency

Espaço expositivo
Exhibition space —

Curadoria
Curatorship
Cláudio Bueno e/and Ligia Nobre com/with assistência/assistance
de/of Ruy Cézar Campos

Sesc SP
Razão Revista / Reason Revisited

Encontro
Encounter


Déborah Danowski
Keller Easterling
Tabita Rezaire

Yvyrupa, Terra Livre:
conversa com Cristine Takuá
— por
Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Yvyrupa, Free Land
Conversation with
Cristine Takuá by Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Ficha Técnica
Credits
(em breve / soon)

Imprensa



Mark

KABILA ARUANDA 
Brasil, 1970
EXISTÊNCIA/RESISTÊNCIA, 2018 Vídeo—Animação 0’00”, Reprodução fotográfica de desenho, papel algodão, impressão jato de tinta, formato A3

Os pontos riscados são inscrições ideográficas efêmeras, riscadas no chão, nos corpos e outras plataformas. Mediadores entre o sagrado e o humano, entre o visível e o invisível, esses cosmogramas (de origem dos povos Kongo e Yorubá) têm se transformado nos múltiplos modos de existência da diáspora africana no Brasil. Como situa o artista e babalorixá Kabila Aruanda, da Nação Livre Aruanda,

“os pontos riscados são como um mapa que foi traçado através da transcrição de constelações. Cada ponto riscado traz em si uma força de ataque, defesa ou alerta”. Nesta exposição-ritual, o gesto dispõe a vibração dos caboclos pretos, como rompimento e busca por justiça, auxílio e afirmação da liberdade.

Kabila Aruanda é artista multimídia, babalorixá, figurinista, estilista, consultor e diretor artístico. Criou um método⁄modo de vida singular, denominado “Modo de vida Aruanda”, a partir do terreiro “Nação Livre Aruanda”, em Cotia, São Paulo – um lugar de livre ritualização do culto aos orixás. Em colaboração com seus iaôs, criou a Usina da Alegria Planetária⁄UAP, coletivo que reúne arquitetos, designers, artistas, educadores e pesquisadores, promovendo a criação livre, a produção e a gestão de projetos artísticos voltados à reinserção sustentável e à transformação de materiais, de sujeitos e seus ambientes.

KABILA ARUANDA
Brazil, 1970
EXISTENCE/RESISTANCE, 2018 Video—Animation 0’00”, Photographic drawing reproduction, cotton paper, inkjet printing, A3 format

In this work, the scratched points are ephemeral ideographic inscriptions, scratched on the floor, on bodies and other platforms. Mediators between the sacred and the human, between the visible and the invisible, these cosmograms (from the Kongo and Yoruba peoples) have become the multiple modes of existence of the African diaspora in Brazil. As the artist and babalorixá Kabila Aruanda of the Free Nation Aruanda puts it, “the scratched points are like a map that was traced through the transcription of constellations. Each scratched point carries within itself an attacking, defending or warning force. “ In this ritual exposition, the gesture provides the vibration of the black caboclos, as a breakup and search for justice and help, and a statement of freedom.

Kabila Aruanda is a multimedia artist, babalorixá, costume designer, stylist, consultant and artistic director. He created a singular way of life, called “Aruanda Way of Life”, from the “Free Aruanda Nation” terreiro, in Cotia, São Paulo — a place of free ritualization for the worship of the orixás. In collaboration with his yaos, he created the Usina de Alegria Planetária ⁄ UAP, a collective that brings together architects, designers, artists, educators and researchers, promoting the free creation, production and management of artistic projects aimed at sustainable reinsertion and transformation of materials, subjects and their environments.



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