EMMA CHARLES
Inglaterra, 1985
MONTANHA BRANCA, 2016
Vídeo 20’56”
Montanha Branca é um filme documentário-ficção sobre o data center Pionen. Localizado num antigo bunker de defesa civil da Guerra Fria, foi redesenhado pelo arquiteto Albert Frances-Lanord em 2008, tornando-o um data center que abrigou servidores como o do WikiLeaks e The Pirate Bay. Localizado a 30 metros sob as rochas de granito do Vita Bergen Park, em Estocolmo, esse centro de dados subterrâneo foi projetado com referências diretas a filmes de ficção científica, como Silent Running[Corrida Silenciosa] (1972), de Douglas Trumbull. Jogando com a estética de ficção científica, Montanha Brancarevela diferentes temporalidades possíveis, entre a exploração dos espaços geológico e de dados.
Emma Charles é uma artista sediada em Londres. Trabalha com fotografia, som e imagem em movimento, articulados com os campos da arquitetura, culturas digitais, arqueologia das mídias, economia e temporalidade. Sua obra se utiliza de formatos analógicos e digitais. Construída com a linguagem estrutural do documentário, seu trabalho costumeiramente joga com as fronteiras borradas entre a ficção
FRAGMENTOS SOBRE AS MÁQUINAS, 2013
Vídeo 17’
Essa obra nos confronta com a fisicalidade e a materialidade da internet. Essa rede, sobre a qual se imagina em termos abstratos, é apresentada concretamente a partir do subsolo de edifícios de Nova York. O filme observa as transformações da arquitetura da cidade para acomodar conexões materiais que atestam a fisicalidade de um mundo que se diz “virtual”. Em Nova York estão presentes edifícios grandiosos, símbolo do capitalismo industrial dos séculos XIX e XX. É significativo que um grande número desses edifícios contenham hoje a infraestrutura da internet e do capital, abrigando servidores e computadores que colocam em circulação o capitalismo financeiro pós-industrial.
Emma Charles é uma artista sediada em Londres. Trabalha com fotografia, som e imagem em movimento, articulados com os campos da arquitetura, culturas digitais, arqueologia das mídias, economia e temporalidade. Sua obra se utiliza de formatos analógicos e digitais. Construída com a linguagem estrutural do documentário, seu trabalho costumeiramente joga com as fronteiras borradas entre a ficção e o documental.
EMMA CHARLES
England, 1985
WHITE MOUNTAIN, 2016
Video 20’56”
White Mountain is a documentary-fiction film about the Pionen data center. Located in a former Cold War civil defense bunker, it was redesigned by the architect Albert Frances-Lanord in 2008, making it a data center that hosted servers such as WikiLeaks’ and The Pirate Bay’s. Located 30 meters under the granite rocks of the Vita Bergen Park in Stockholm, this underground data center was designed with direct references to science fiction films such as Douglas Trumbull’s Silent Running (1972). Playing with the aesthetics of science fiction, White Mountain reveals different possible temporalities, by exploring both geological and data spaces..
FRAGMENTS ON MACHINE, 2013
Video 17’
This work confronts us with the physicality and materiality of the internet. This network, which is imagined in abstract terms, is presented concretely from the subsoil of New York buildings. The film looks at the transformations of city architecture to accommodate material connections that attest to the physicality of a world that calls itself “virtual.” In New York there are monumental buildings, symbols of the industrial capitalism of the XIXth and XXth century. It is significant that a large number of these buildings today contain the infrastructure of the internet and of the global capital, housing servers and computers that put into circulation the post-industrial financial capitalism.
Emma Charles is an artist based in London. She works with photography, sound and moving image, articulated within the fields of architecture, digital cultures, media archeology, economics and temporality. Her work uses both analog and digital formats. Versed in the documental structural language, her work customarily lays between blurred boundaries between fiction and documentary