Campos de Invisibilidade
Fields of Invisibility

A programação completa da exposição pode ser acessada
no Portal oficial do Sesc em: sescsp.org.br/belenzinho.
Este site-arquivo foi desenvolvido pela curadoria,
com a finalidade de pesquisa sobre os conteúdos
e artistas envolvidos nessa exposição.


08 Nov 2018 a 03 Fev 2019
Nov 8th 2018 to Feb 3rd 2019 no/at Sesc Belenzinho, São Paulo, SP, Brasil


Exposição
Exhibition


Ada Lovelace
Alan Turing
Aretha Sadick
Bruno Mendonça
Carolina Caycedo
Cristine Takuá
Déborah Danowski
Denise Agassi
Emma Charles
Felix Pimenta
Jon Rafman
Julio Plaza
Kabila Aruanda
Louis Henderson
Rita Wu
Ruy Cézar Campos
Tabita Rezaire
Territorial Agency

Espaço expositivo
Exhibition space —

Curadoria
Curatorship
Cláudio Bueno e/and Ligia Nobre com/with assistência/assistance
de/of Ruy Cézar Campos

Sesc SP
Razão Revista / Reason Revisited

Encontro
Encounter


Déborah Danowski
Keller Easterling
Tabita Rezaire

Yvyrupa, Terra Livre:
conversa com Cristine Takuá
— por
Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Yvyrupa, Free Land
Conversation with
Cristine Takuá by Cláudio Bueno e Ligia Nobre

Ficha Técnica
Credits
(em breve / soon)

Imprensa



Mark



RUY CÉZAR CAMPOS 
Brasil, 1989
LANDING MONET, 2017
Vídeo 05’30”

Estar presente numa cerimônia de aportagem de cabos submarinos é testemunhar a conexão material de nações e mundos. São eventos que envolvem grandes celebrações e discursos políticos e econômicos, pautados pela noção de desenvolvimento e progresso. No vídeo apresentado, o artista convida o público a testemunhar a cerimônia oficial de chegada do cabo “Monet”, em Fortaleza, marcada por certa encenação diante da impossibilidade climática de aporte dos cabos na data agendada. Como propaga o slogan das companhias de cabos submarinos, trata—se “da chegada do futuro na Praia do Futuro”.

CARVÃO PARA SEUS OLHOS TOCAREM, 2017
Videoinstalação 30’, três canais

Nesta videoinstalação, o artista trata da materialidade do carvão mineral e seu fluxo de contaminação entre a mina de Cerrejón, em La Guajira (Colômbia), e uma termelétrica e siderúrgica no Ceará (Brasil). Três vídeos apresentam imagens das paisagens industriais e infraestruturais nos dois países, além de trazerem depoimentos de pessoas afetadas pelo carvão, tanto no Nordeste brasileiro, quanto no Caribe colombiano. O carvão é hoje uma das principais fontes de energia em diversas partes do mundo, sendo utilizado com frequência na refrigeração de servidores de dados. Tendo em vista os problemas ambientais ocasionados por sua produção, esta é comumente terceirizada para países do dito “sul global”.

Ruy Cézar Campos é artista-pesquisador, cria trabalhos inspirados por temas como arqueologia das mídias e da rede, etnografia sensorial, afetividades em torno de infraestrutura e deslocamento. Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias (2015, UNIFOR), mestre em Artes (2018, UFC – bolsista Funcap) na linha Arte e Processo de Criação: Poéticas Contemporâneas, e doutorando em Comunicação, na linha Tecnologias da Comunicação e Cultura (UERJ). Teve seus trabalhos expostos⁄exibidos em festivais de videoarte e exposições pelo mundo.

RUY CÉZAR CAMPOS
Brazil, 1989
LANDING MONET, 2017
Video 05’30”

To be present at a submarine cable docking ceremony is to witness the material connection of nations and worlds. These are events that involve great political and economic celebrations and speeches, based on the notion of development and progress. In the video presented, the artist invites the public to witness the official ceremony of the arrival of the “Monet” cable, in Fortaleza — marked by a certain staging, due to the climatic impossibility of docking the cable on the scheduled date. And as the slogan of submarine cable companies spreads, it is “the arrival of the future at Praia do Futuro (which literally translates into Beach of the Future)”.

COAL FOR YOUR EYES TO TOUCH, 2017
Video installation 30’, three channels

In this video-installation, the artist deals with the materiality of mineral coal and its flow of contamination between the Cerrejón mine in La Guajira (Colombia), and a thermoelectric and steel plant in Ceará (Brazil). Three videos present images of the industrial and infrastructural landscapes in the two countries, as well as testimonies of people affected by coal, both in the Brazilian Northeast and in the Colombian Caribbean. Coal is now a major energy source in many parts of the world and is often used in data server cooling. In view of the environmental problems caused by its production, coal production is usually outsourced to countries of the so-called “global south”.

Ruy Cézar Campos is an artist-researcher, creating works inspired by themes such as media and network archeology, sensorial ethnography, affectivities around infrastructure and displacement. He has a bachelor degree in Audiovisual and New Media (2015, UNIFOR), Master of Arts (2018, UFC — Funcap Fellow) at the Art and Process Creation: Contemporary Poetics program, and PhD in Communication, Technologies of Communication and Culture (UERJ). He had his works exhibited at Videoarte festivals and exhibitions around the world.

Mark